Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

Dia 142: Os 20 Km e a corrida do século

Essa semana eu resolvi fazer um longa de 20 Km. Dessa vez foi bem melhor, comecei com uma volta de 12 Km e fiz outra de 8 Km.

Na primeira volta eu fiz um ritmo legal, mantive um pace de 5 min por Km, totalizando os primeiros 12 Km em 59 min. Em um trecho tinha uma mãe com o filinho andando de bicicleta na mesma rua que eu, o que me ajudou a manter um bom ritmo e não ficar pra trás - sim, eu compito secretamente com os outros.

Por falar em competição, eu me lembrei de outro dia em que eu estava entre uma descida e uma subida, e um senhor passa com sua barra circular ao meu lado na maior tranquilidade. Naquele momento começou a corrida que definiria as nossas vidas, era tudo ou nada, quem perdesse morria. O tiozão começa na vantagem, no embalo da descida, mas conforme a inclinação vai acentuando o jogo vai ficando mais justo. A rua fica plana por um instante, é a minha hora, a todo vapor. Uma lombada a frente, e ele começa a pedalar de pé pra não perder o embalo ao passar mas não! Infelizmente não foi dessa vez pra você, senhor anônimo.

E teve o dia que a menininha estava subindo a rampa de uma passarela, e como eu estava passando por ali eu me perguntei "porque não?". Naquele dia era eu de bicicleta, ela a pé e uma rampa com 85º de inclinação. Subida dura, relação pesada na catraca da bike, subo a primeira rampa empatado com ela, mas uma curva me coloca pra trás por conta de uma retomada lenta - lembre-se, pouco espaço, relação pesada e uma subida de 85º. A menininha me ultrapassa - correndo! - e eu me deparo com a reta final. É tudo ou nada, quem perder morre, o mundo depende de mim. Pedalo com força, jogo meu peso nos pedais, dou uma, duas, três puxadas violentas no guidão e o mundo está a salvo novamente. Não foi dessa vez menininha anônima.

Mas sem bobagem, esse fim de semana eu tenho uma corrida de verdade. Rústica de 10 Km, quero forçar bastante e baixar meu tempo nos 10 Km de 50 pra 45 minutos. Uma coisa interessante que eu aprendi no longa que eu fiz essa semana é a diferença que eu tenho no rendimento quando eu saio pra correr antes de pedalar e quando eu saio pra correr depois de pedalar.

Aí você me fala "Mas é claro que antes de pedalar você rende mais, seu burro", e eu te respondo "disso qualquer um sabe, o que eu não sabia era o QUANTO isso influenciava". A coisa mais idiota do mundo só passa a realmente fazer sentido quando você faz aquilo.

Nessa semana voi treinar bem forte, sempre com a corrida antes do ciclismo, e vamos ver o que vai dar na corrida dia 28.

Ah sim, a segunda volta (de 8 Km) do longa eu fiz em 48 min, mais devagar, é claro, pra terminar bem, fechando 20 Km em 1:47 min. (e pensar que os recordistas em maratona fariam isso em pouco mais que uma hora...).



Um abraço e até a próxima, Nicholas - 80

Nenhum comentário:

Postar um comentário