Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia 151: Meu primeiro primeiro lugar

Eu fiquei em 23º lugar na corrida de sábado. Mas vamos começar pelo começo.

A corrida era as 16:00, cheguei no local um pouco antes pra pegar o número de peito, o chip e fui alongar. O clima estava legal, nem quente e nem frio, se bem que aquela hora do dia a temperatura começa a ficar mais amena, mas não ia ser problema, estou acostumado com o frio.

Estavam acontecendo três eventos naquele dia, uma caminhada, uma corrida de 5 km e a corrida de 10 km. A largada é em uma pista de atletismo que tem em
um parque aqui da cidade, bem bonito, sendo que a corrida de 10 se extenderia para a rua e as outras ficariam só dentro do parque.
Quando me posiciono pra largada, que era pra todas as modalidades, procuro ficar no meio. Não queria bancar o esperto e ficar na frente de todo mundo, mas acabei bancando o burro quando é dada a largada, afinal nem todo mundo estava correndo, e eu tive que contornar bastante gente que estava caminhando até me posicionar na parte externa da pista e me juntar ao pelotão que estava correndo na frente.

Subimos por uma ruazinha de terra, passamos por dentro de uma trilha - aparentemente curta - dentro do parque e logo estamos na rua. Sigo passando bastante gente, e me concentrando pra manter esse ritmo, não podia deixar a peteca cair. Mas quanto mais pessoas eu passava, menos elas se tornavam uma preocupação, e logo eu estava bem confiante.

O asfalto acaba e começa uma rua de terra, no segundo quilometro, e continuo seguindo morro abaixo enquanto me surpreendo com a velha impressão de como um caminho parece extenso quando o fazemos pela primeira vez. Aproveito pra abrir a passada na descida e ultrapassar dois caras, um de amarelo e um de cinza. A descida se prolonga por mais um km, e eu fiquei pensando que aquela era a parte mais difícil da prova, a diferença é que eu estava fazendo ela ao contrário.

Pouco antes de chegar nos 5 km e fazer a volta os dois caras que eu tinha passado - de amarelo e de cinza - me passam de novo e abrem uma distância. Tudo bem, eu resolvo isso depois. Voltando eu percebo um senhor que devia ter uns 50 anos anos correndo atrás de mim; agora eu tinha que me preocupar em passar os que tinham me passado e em não deixar ele me passar.
Em uma das subidas na volta eu vejo que um dos corredores a minha frente dá uma caminhada quando chega ao topo da rua antes de voltar a correr e eu penso "esse já era". Alguns minutos mais tarde eu já tinha passado ele.

Pouco antes de voltarmos pro asfalto eu passo os dois caras que tinham me passado, e aquele senhor continuava correndo forte atrás de mim. No asfalto eu percebo que ele sobe o ritmo, mas eu não ia deixar ele me passar de jeito nenhum. Houve o momento em que ele emparelhou comigo e que eu respondi forçando o ritmo e abrindo novamente a distância.

Voltamos à trilha que passa pela mata, e se na ida ela pareceu curta, agora ela parecia extremamente longa! Já tinhamos passado da placa que marcava 10 km, eram os últimos metros antes de voltarmos para a pista de dentro do parque e cruzarmos a linha de chegada. Na mata eu só conseguia ouvir a respiração daquele senhor que corria atrás de mim, e eu me empenhava em não deixar ele me passar. Saímos da mata, passo mais dois corredores, estava na reta final quando derrepente o senhor que corria atrás de mim dá um sprint e passa do meu lado a todo vapor. Eu tentei responder mas não aguentei, se forçasse mais eu ia acabar tendo que parar faltando 20 metros pra chegada. Olho pra trás e vejo que os dois que eu tinha passado já não podiam me alcançar, vou reduzindo o ritmo a medida que cruzo a linha de chegada com o tempo de 47:46 minutos. Fiquei surpreso com esse tempo, por conta da impressão que tive por correr num caminho desconhecido.

Quando cruzo a linha de chegada a única coisa que eu consegui fazer foi sentar pra recuperar o fôlego. Encontro com a minha família, e quando vou devolver o chip e o número de peito encontro com o senhor que tinha me passado e dou os parabéns pra ele, afinal foi realmente ispirador. Um sprint é um sprint e representa o máximo da vitória.

A surpresa mesmo veio quando eu olhei no site o resultado da prova: 23º lugar geral, 1º lugar da categoria. Fiquei feliz com aquilo. Se fosse uma competição maior - haviam 99 competidores na corrida de 10 Km - a coisa seria diferente, mas eu sei que eu fui bem e que o meu resultado foi consequência dos meus treinos.

Agora é treinar pra correr o km em 4:30.


Nessa imagem dá pra ver o cara que me passou (de bermuda vermelha, depois do cara de bermuda preta) eu atrás, de bermuda vermelha também, e os dois caras que eu tinha passado no final.


Aqui caindo aos pedaços.


E aqui com a família e o Weltman tirando a foto.

Um abraço a todos e até a próxima - Nicholas 79,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário