Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

Dia 70: A fantasia de palhaço

Anos 40, ou 50, em algum lugar nos Estados Unidos. Uma criança anda pela rua durante um dia ensolarado.
Essa foi a primeira coisa que me veio na cabeça quando eu escutei essa música (ali em baixo). Na verdade o que me veio na cabeça foi um trecho do filme "Up: Altas aventuras", logo no começo do filme, quando o ainda garoto Carl Fredricksen sai do cinema e sai andando pela rua com o balão dele. Gosto daquela cena.

Sabe, ontem eu vi uma matéria do Globo Repórter, que dessa vez não tratava de "Uma região Amazônica até então desconhecida pelo homem", mas sobre obesidade.
E nesa matéria, que mostrava o caso de uma moça, entre outras coisas ela disse que se escondia atrás de um "personagem": A engraçada.

O gordinho engraçado; É um personagem que existe no mundo inteiro, em quase todas as culturas, e todos nós conhecemos ao menos um ou dois. Mas ninguém se pergunta porque o gordinho sempre é o engraçado. Eu sei poque: Porque se ele não for engraçado as pessoas não o aceitam. A pessoa quando é gorda desde criança passa a infância sendo perturbada pelas outras crianças por causa de sua aparência, tem sua auto-estima e sua confiança abalada e procuram desesperadamente algo que faça as pessoas a sua volta a aceitarem.

Eu sei disso porque foi isso o que aconteceu comigo. E é o que acontece com a maioria dos gordinhos. Quando não são os "engraçados" eles vestem outras máscaras, e as vezes se isolam. O que é mais triste? Depende. Eu não fui um cara triste durante minha adolescência, me dava bem com as pessoas, tive minha namorada, maus melhores amigos eu fiz durante essa época. Mas no fundo eu sabia que tinha alguma coisa errada. Alguma coisa estava fora do lugar. Eu achava que queria ser mais do que eu era, quando na verdade o que eu tinha ser era menos. Menos máscara, menos piadas. E mais de mim.
Não estou dizendo que não sou bem humorado. Só não sou mais o palhaço da turma.

Eu não estou ficando magro. Eu estou deixando de ser gordo. Isso não combina com o meu caráter e com a minha maneira de pensar. Estou deixando de vestir essa fantasia de palhaço pra ser eu mesmo.
Ser gordo é muito desgastante, e eu estou cansado disso tudo.
Há muito tempo.
"Ocupe-se em viver ou ocupe-se em morrer". Essa frase é do filme "Um sonho de liberdade" (ou do conto "Primavera Eterna", como preferir), meu filme favorito.
Interprete como quiser.




See You in My dreams, Nicholas - 89

Um comentário:

  1. Rapaz, demais essa música. No meu caso, me lembrou o filme "Poucas e boas".
    E esse post deve entrar para um provável "Best of Lipodecadência"...texto excelente, mensagem + emoção em estado bruto. Parabéns! E boa sorte na caminhada(ops,corrida).
    Abraço.

    ResponderExcluir