Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

Dia 22: One Little Victory

Como diz numa letra de uma música do Rush "Another chance of victory, another chance to score". É uma boa ótica, encarar cada dia como uma possibilidade de vencer a si mesmo.

Hoje vou falar um pouco sobre a corrida.
No meu caso, esse é o esporte que eu escolhi praticar porque além de ser mais barato que natação, é o mais eficaz pra mim.

Não sou nenhum expert no assunto, mas vamos ver aqui alguns tópicos com algumas dicas que me ajudam bastante:

1 - Foco: Tenha foco no seu objetivo. A partir daí vem a força de vontade pra você correr. Digamos que a corrida é um ótimo exercício de força de vontade, igual a banho no inverno: O problema é ir pro banho. O problema é começar a correr. Você, gordinho, que fica jogando videogame e assisntindo aqueles malditos desenhos japoneses o dia inteiro: Deixa de ser sem vergonha! Resto da humanidade (principalmente os gordinhos e gordinhas), ânimo! Assim que você começar o embalo leva.

2 - Resistência: A primeira coisa que a gente que é gordo sente quando começa a correr não é ânimo, empolgação, ou satisfação, e sim cansaço. É verdade. Antes de virar a primeira esquina o desânimo bate e a vontade de desistir cresce. Como eu já disse, tenha foco, força de vontade. É normal quando se começa a correr dar algumas caminhadas. Com o tempo (e com vontade) essas caminhadas vão reduzindo até sumirerm e você consegue correr o seu trajeto todo. Mas pra isso você tem que forçar. Não adianta nada sair de casa pensando em fazer uma "corridinha padrão", nada disso. Saia de casa pensando em forçar mais, melhorar seu tempo, seu desempenho. Como dizia meu professor de natação "se você não forçar até sentir o desconforto, você não vai melhorar nunca". Isso vale pra vida. E embora soe óbvio não é tão fácil de se colocar em prática.
Em alguns dias você vê que a resistência aumenta, então o cansaço sai e dá lugar ao ânimo, satisfação e orgulho por conseguir um feito inédito. A partir daí você pode partir pra trajetos maiores, tentar subir a velocidade, reduzir o tempo, e aí é só curtir a alegria e os resultados.

3 - Respiração: Se você respirar que nem uma criança se afogando você não vira a primeira esquina. Respirar certo é fundamental, é preciso manter um ritmo. Por exemplo, eu quando corro respiro sempre no pé esquerdo. No caso de retas ou descidas eu respiro mais devagar, levando dois passos com o esquerdo inspirando e dois passos expirando. Em subidas mais fortes eu dou um passo com o esquerdo puxando e outro passo soltando. Além do mais, dessa forma você não sente a famosa "pontada no baço", que é aquela maldita dor na costela. Pode ser tanto no pé direito quanto no esquerdo, mas nunca alterne durante a corrida.

4 - Não pare: Nem que você caminhe, mas não pare. Se você parar você perde o ritmo. Embora a vontade seja grande, ânimo! Se você parar, pra voltar a correr vai ser mais difícil, e aí a vontade de parar aumenta. Então, "já viu né?" (lembrei do café Pelé agora).

Por ora é isso, creio que com essas dicas já dá pra fazer uma boa corrida. Claro que cada um tem seus limites e devem respeitá-los caso queiram manter o corpo em condições de praticar todos os dias. Não vá começar correndo 10 Km por dia, mas também não seja cara de pau fazendo 1 Km por dia. Force sim, supere seus limites, mas não se exceda. Não existe excesso bom.
Afinal, é se excedendo que muita gente fica gorda.

E vamos ao som do dia:



Ok, no próximo post prometo não ser tão sério!

Um forte abraço, Nicholas - 96,6.

Um comentário:

  1. Manter o condicionamento físico é sempre muito bom para o organismo. Você deu excelentes dicas nesse artigo.

    ResponderExcluir